Aparelho transparente vantagens, desvantagens e características dos alinhadores ortodônticos

Aparelho transparente vantagens, desvantagens e características dos alinhadores ortodônticos

Se você está em busca de um sorriso perfeito, sabe que o alinhamento dos dentes é algo muito importante. Existem diferentes tipos de tratamentos disponíveis no mercado, desde os aparelhos mais tradicionais de bráquetes até os mais modernos como os alinhadores, também chamados de aparelhos transparentes. Vantagens e desvantagens podem ser percebidas em todos eles, como mostraremos, neste artigo. Confira!

Características dos alinhadores ortodônticos

Os alinhadores ortodônticos são placas rígidas removíveis, feitas em material transparente e rígido que proporcionam a tração dos dentes até que estejam na posição correta.

Os termos aparelho transparente ou invisível não são os mais adequados para se referir aos alinhadores transparentes, já que gera uma confusão com os aparelhos autoligados transparentes, que são fixos.

Principais vantagens dos alinhadores invisíveis

A busca pelos alinhadores invisíveis tem crescido bastante nos últimos anos, principalmente, por causa das vantagens que oferecem em relação aos tratamentos tradicionais. Veja quais são elas, abaixo.

Menos dolorido

O tratamento com as placas transparentes é menos dolorido, pois não precisam dos fios que são utilizados nos aparelhos fixos. A ponta desses fios é justamente o que causa os piores incômodos durante o tratamento, já que ferem a língua e a parte interna da bochecha a cada manutenção.

Mais fácil de higienizar

Por serem removíveis, as placas devem ser retiradas durante a alimentação, lavadas e recolocadas após a escovação, que é feita normalmente. Sem o problema de ter restos de comida presos no aparelho ou terminar o tratamento com os dentes manchados pela dificuldade de higienizá-los corretamente.

Menos visitas ao dentista

O tratamento ortodôntico com alinhadores é planejado, do início ao fim, logo nas primeiras consultas. O profissional especializado realizará um escaneamento em 3 dimensões de todos os dentes e lançará os resultados em um software que permite manipular as imagens com alta precisão.

O dentista desenvolve o planejamento, solicita a confecção de uma série de placas que serão utilizadas ao longo de todo o processo e o paciente sai do consultório com tudo o que precisa para ter os dentes alinhados. Os retornos acontecem apenas para rotinas preventivas, como limpeza e aplicação de flúor.

Mais discreto

O principal motivo que leva as pessoas a optarem pelo alinhador invisível está em seu próprio nome. As placas são feitas sob medida, no formato exato dos dentes, em espessura ultrafina e material transparente. A discrição é tanta que dificilmente é possível perceber que a pessoa está utilizando o alinhador sem prestar bastante atenção.

Desvantagens dos alinhadores em relação aos demais aparelhos

Tudo tem seu lado positivo e negativo. No caso dos alinhadores transparentes, 2 características são mais relevantes. Acompanhe.

Custo mais alto no curto prazo

O custo do tratamento completo é ligeiramente mais alto do que aquele realizado com aparelho fixo. Contudo, por ser uma solução mais rápida, o valor que seria gasto em 3 ou 4 anos de manutenções e visitas ao dentista, é gasto em poucos meses. Na ponta do lápis, a diferença é pequena, mas, no curto prazo o valor a ser desembolsado acaba sendo maior.

Não atende a alguns casos específicos

Outro ponto fundamental é que o tratamento com esse tipo de aparelho não é indicado para 100% dos casos. Em algumas situações mais complexas, com dentes muito tortos ou desalinhados, a placa pode não alcançar toda a arcada e se tornar ineficiente. Apenas um dentista capacitado poderá avaliar o seu caso para dizer se é possível ou não optar pelos alinhadores.

Seja com alinhadores, seja com aparelho transparente, vantagens e desvantagens existirão. O ideal é pesquisar sobre cada uma das opções, contando sempre com a ajuda de um profissional devidamente habilitado. Assim, você poderá ter o sorriso bonito que sempre sonhou!

O que achou deste artigo? Ficou alguma dúvida? Temos outro conteúdo que vai ajudar! Veja o que é e como funciona um alinhador transparente.

Compartilhar:
×