O que são as lentes de contato dental

O que são as lentes de contato dental

Quer ter um sorriso perfeito mais não está disposto a passar por um tratamento ortodôntico? As lentes de contato dental podem ser a solução ideal para o seu caso!

Neste artigo, você saberá o que elas são e como são aplicadas. Além disso, falaremos das vantagens de optar por elas, em quais casos elas são contra indicadas e por quanto tempo elas duram. Confira!

O que são as lentes de contato dental?

As lentes de contato dental são peças de espessura muito fina, fabricadas em porcelana, e colocadas sobre os dentes. Elas cumprem uma função puramente estética, já que atuam como uma máscara. O nome faz menção às lentes de contato oculares, que são igualmente finas e também podem alterar a estética dos olhos de quem utiliza.

Contudo, no caso das lentes para os dentes, as peças são coladas, uma a uma. Logo, diferentemente das lentes para os olhos, elas não podem ser removidas pelo próprio paciente, sendo necessário a ajuda de um profissional especializado para isso, sempre que for preciso realizar alguma manutenção.

Quais são as vantagens de usar lentes de contato dental?

As facetas de porcelana oferecem vantagens que podem ser resumidas nos dois tópicos a seguir.

Resultado estético em menor tempo

As lentes de contato dental são aplicadas em duas situações principais: quando os dentes do paciente estão muito amarelados ou manchados e quando eles estão desalinhados. Em ambas as situações, as soluções alternativas, que seriam o clareamento e o uso de aparelho são demoradas, podendo levar vários anos, nos casos ortodônticos.

As facetas são aplicadas em menos de 2 horas. Somando-se o tempo gasto em sua confecção, desde a primeira consulta, o problema é resolvido em menos de um mês.

Processo indolor

O processo de clareamento dental aumenta a sensibilidade dos dentes, o que pode interferir na qualidade de vida no dia a dia do paciente, que precisa evitar certos tipos de alimentos com temperaturas mais extremas.

Nos casos de alinhamento, o uso de aparelho fixo causa uma série de lesões no interior da boca, sem falar na dor causada pela movimentação dos dentes provocadas em cada manutenção.

Com as lentes de contato, os dentes são adequados com a ajuda de lixas específicas e as peças são coladas com uma cola especial sobre eles. Sem dor nem sofrimento, em um procedimento rápido.

Existe contraindicação para o uso de facetas de porcelana?

Infelizmente, sim! Por ser uma solução que recobre o dente, é importante garantir que eles estejam fortes e saudáveis. Isso evita que as facetas quebrem com facilidade ou escondam algum problema mais grave. As principais contraindicações são:

  • dentes cariados;
  • doenças na gengiva;
  • dentes trincados;
  • dentes com grande volume de perda do esmalte.

As lentes de contato dental são definitivas?

As lentes de contato dental não duram para sempre. Elas devem ser trocadas em um período de 8 a 10 anos, sempre por um profissional qualificado para isso. Em relação ao alinhamento dos dentes, o uso de um alinhador transparente é mais indicado, caso deseje uma solução mais duradoura, sem ter que enfrentar um tratamento tão longo quanto nos aparelhos tradicionais.

Enfim, as lentes de contato dental proporcionam um sorriso mais harmônico e bonito de modo mais rápido e indolor. Apesar de serem uma solução mais cara, o custo-benefício pode valer a pena para o seu caso. Afinal, sentir-se bem consigo mesmo e com a sua aparência é algo que não tem preço!

O que achou de aprender um pouco mais sobre esse tipo de solução odontológica? Ajude mais pessoas a se informarem, compartilhe este post em suas redes sociais!

Compartilhar:
×