Conheça os tipos de aparelhos ortodônticos mais modernos do mercado

Conheça os tipos de aparelhos ortodônticos mais modernos do mercado

Você sempre quis corrigir o alinhamento dos seus dentes, mas não gosta da aparência dos aparelhos fixos tradicionais? Saiba que a odontologia tem avançado bastante e já oferece diferentes tipos de aparelhos ortodônticos para quem prefere opções mais discretas.

Neste artigo, você conhecerá os modelos mais atuais do mercado, suas vantagens e desvantagens e para quais casos cada um deles é mais indicado. Confira!

Aparelhos fixos estéticos

Os aparelhos fixos estéticos são bastante similares aos tradicionais, feitos com peças metálicas e borrachas coloridas. A principal diferença está no uso de materiais em cores mais discretas. Existem 3 tipos de aparelhos dentários, como detalharemos abaixo.

Aparelho de policarbonato

Esse modelo é feito em resina plástica e, por isso, é menos resistente que o metálico. Seus bráquetes são um pouco maiores que os demais aparelhos fixos estéticos, mas sua cor o torna bastante discreto. Também demanda o uso de borracha em sua fixação, mas apenas a cor branca é utilizada.

Aparelho de porcelana

Com bráquetes menores e de cor mais leitosa, é uma opção mais discreta e resistente que a anterior. A grande vantagem é que o material não muda de cor com o passar do tempo, o que permite a ingestão de qualquer tipo de alimento. O ponto de desvantagem é no preço, que é um pouco mais alto.

Aparelho de safira

O modelo de safira é o mais discreto e vantajoso dos três, mas também o mais caro deles. Os bráquetes em porcelana monocristalina se assemelham ao vidro, deixando o aparelho quase imperceptível. Para quem preza a parte estética, é uma boa alternativa.

Aparelhos linguais

Os modelos linguais são os tipos de aparelhos ortodônticos instalados na parte interna da dentição. Ou seja, eles não ficam visíveis e estão em contato direto e constante com a língua. Além da estética mais agradável, eles são muito indicados para atletas de esportes de alto impacto, pois evitam que traumas na face provoquem feridas na boca.

Apesar dessas vantagens, os aparelhos linguais são eficientes apenas em alguns tipos de casos de correção. Outro ponto negativo é que a higiene dental é ainda mais difícil do que nos aparelhos fixos comuns ou estéticos, por causa da posição em que os bráquetes são afixados. Sem falar na fase de adaptação em relação à língua, que tem seu espaço reduzido no interior da cavidade bucal.

Alinhadores transparentes

Por fim, temos a opção mais moderna de todas: os alinhadores transparentes ou alinhadores invisíveis, como são popularmente chamados. Tratam-se de aparelhos móveis, fabricados por meio de tecnologia avançada, sob medida para cada paciente. As placas são feitas em material translúcido e se encaixam perfeitamente na arcada da pessoa, sendo retirados apenas para fazer as refeições e a higienização.
É bastante eficiente, proporciona um tratamento menos doloroso, não causa feridas na boca e atende a diversos casos, até alguns mais complexos. Tem um preço mais elevado que a versão fixa tradicional, mas, no longo prazo, são valores equivalentes e os benefícios são muito maiores.

Agora que você já conhece todos estes tipos de aparelhos ortodônticos, não tem mais desculpa para não cuidar melhor do seu sorriso! Busque um profissional de confiança e escolha a opção que melhor atenda às suas necessidades. Invista na sua saúde e bem-estar!

Compartilhar:
×