O que é e como funciona um alinhador transparente

O que é e como funciona um alinhador transparente

Quem tem os dentes desalinhados sabe o quanto essa questão pode incomodar. Além da parte estética, tem a parte funcional, já que a mordida pode ser afetada. O uso de aparelhos ortodônticos fixos é uma solução eficiente, mas que gera uma série de transtornos. Pensando nisso, surgiu o alinhador transparente.

Confira o artigo completo e entenda o que é o chamado “aparelho invisível”, como funciona o tratamento e quais são as vantagens que ele oferecer em relação aos demais modelos.

O que é um alinhador transparente?

O alinhador transparente é um aparelho ortodôntico removível, feito em material resistente e transparente, sob medida para cada paciente. Ele é capaz de atuar em diversos tipos de problemas, tais como:

  • má oclusão (desalinhamento entre as arcadas superior e inferior);
  • dentes tortos;
  • dentes encavalados;
  • excesso de espaço entre os dentes.

Como funciona um tratamento com alinhador dentário?

Assim como no tratamento com os aparelhos fixos, é preciso seguir uma rotina de adaptação. Contudo, ao contrário deles, os alinhadores não dependem de idas mensais ao consultório para a manutenção.

No início do tratamento, o profissional especializado vai fazer o escaneamento em 3D de toda a cavidade bucal do paciente para a montagem de um modelo digitalizado. Por meio de um software, a situação é analisada e o dentista elabora o planejamento completo, determinando a quantidade de tempo e de placas necessárias.

Em seguida, as placas são elaboradas conforme o plano e entregues ao paciente. Cada uma delas tem um formato específico, que induz os dentes a mudarem de posição gradualmente. Em média, elas devem ser trocadas a cada 15 dias pelo próprio paciente, até o final do tratamento.

Quais as vantagens de optar pelo alinhador invisível?

Os alinhadores transparentes proporcionam diversas vantagens em relação ao fixo tradicional, das quais destacamos as mais relevantes abaixo, acompanhe.

Mais discreto

Aparelhos fixos, mesmos os feitos em porcelana e materiais mais discretos, são mais fáceis de serem notados. Por outro lado, as placas dos alinhadores invisíveis são transparentes e se encaixam perfeitamente nos dentes. Para que alguém note, é preciso olhar com bastante atenção.

Sem restrição alimentar

Os aparelhos fixos impõem uma série de restrições alimentares. Alimentos muito duros podem quebrar as hastes, outros como o café e a beterraba, podem deixar tanto o aparelho quanto os dentes manchados.

Por ser removível, o alinhador transparente é retirado durante a refeição, permitindo que a pessoa coma e higienize a boca normalmente.

Mais higiênico

Uma das maiores dificuldades para quem usa o aparelho fixo é a higienização. É preciso ter escova de dentes e outros acessórios específicos, que permitam a limpeza adequada. Com os alinhadores, basta retirá-los e seguir a escovação habitual.

Menos doloroso

O tratamento ortodôntico com aparelho fixo causa dores e incômodos que vão além da movimentação dos dentes. As pontas das hastes e os braquetes acabam gerando feridas e aftas, além do volume que atrapalha a dicção. Os alinhadores dentários têm menos de 1 mm de espessura e seu acabamento não tem pontas.

Agora que você já sabe o que é e como funciona um alinhador transparente, ficou mais fácil se decidir sobre qual tipo de tratamento seguir, não é mesmo? Então, converse com um profissional habilitado e tenha um sorriso ainda mais bonito!

Se você gosta de estar por dentro das novidades do universo da odontologia, siga a Nunes Odontologia no Facebook e Instagram e mantenha-se atualizado!

Compartilhar:
×