Aparelho móvel: cuidados

Aparelho móvel

Aparelho móvel: cuidados

O tratamento ortodôntico é um dos principais procedimentos para deixar o sorriso alinhado. O avanço dos estudos da ortodontia permitiu a evolução dos tratamentos e, atualmente, existem diversas opções de aparelho. Entre as opções que encontramos, existe o aparelho móvel e é sobre eles que vamos falar nesse artigo.

Sem dúvidas os aparelhos móveis proporcionam muito mais conforto, higiene e comodidade ao paciente. Com ele, o paciente tem mais liberdade para se alimentar e ter os devidos cuidados de higiene tanto com a boca quanto com o aparelho. Contudo, para obter os melhores resultados é essencial o comprometimento do paciente.

O que acontece se não uso o aparelho móvel corretamente?

Todo tratamento de saúde bucal exige o comprometimento tanto do profissional quanto do paciente. E no tratamento ortodôntico não é diferente, principalmente se o paciente usa um aparelho móvel. O comprometimento do paciente é essencial para que o tratamento evolua de forma rápida e saudável. E não usar o aparelho no tempo determinado pelo ortodontista pode causar atrasos no tratamento.

Além do atraso decorrido pela falta de uso do aparelho, pode ocorrer também dos dentes voltarem ao posicionamento incorreto, sendo necessário reiniciar o tratamento do zero. E claro, que você não quer sofrer com esse problema.

Quantas horas por dia devo usar o aparelho?

O recomendado é que o paciente use o aparelho móvel de 20 a 22 horas por dia, ou seja, é necessário estar de aparelho inclusive no momento de dormir. No entanto, isso não significa que você não possa retirar o seu aparelho. Sempre que você for comer, beber, usar o fio dental, e escovar os dentes, você pode remover o seu aparelho tranquilamente. Isso não irá interferir nos resultados do seu tratamento.

Viajei e esqueci o meu aparelho, e agora?

Dependendo do tempo que você ficar sem o aparelho, se for um curto período, é provável que o seu aparelho se encaixe perfeitamente quando você voltar a usá-lo. No entanto, é comum que você sinta um desconforto nos primeiros dias. Porém, se o tempo for mais longo, é importante conversar com o seu ortodontista para avaliar o que deve ser feito. Portanto, o recomendado é que você sempre leve o seu aparelho em qualquer viagem.

Quais cuidados devo ter com meu aparelho móvel?

Para que o seu tratamento evolua de forma rápida e proporcione os resultados desejados é extremamente importante que você adote os seguintes cuidados:

Remova sempre o aparelho para se alimentar;

Deixe o aparelho no estojo apropriado quando não estiver usando;

Escove os dentes e o aparelho antes de usar;

Evite o consumo de bebidas ácidas enquanto estiver de aparelho;

Evite ficar longos períodos sem o aparelho;

Use o aparelho conforme a orientação profissional;

Não use água quente para higienizar seu aparelho.

Que tal alinhar o seu sorriso e deixá-lo muito mais bonito? Venha conhecer os nossos tratamentos ortodônticos! Entre em contato e agende agora o seu atendimento.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

×