Como ter dentes alinhados sem sofrer tanto?

O sonho de muitas pessoas é ter os dentes alinhados e um sorriso mais harmônico. Contudo, os tratamentos ortodônticos tradicionais podem ser um tanto quanto dolorosos, além de levarem anos para serem concluídos. Isso acaba afastando a realização desse sonho ou até mesmo inviabilizando-o.

Se você se encontra nessa situação e precisa de uma solução que cause menos sofrimento, este artigo vai ajudar! Vamos falar sobre a importância de ter os dentes alinhados e quais são as alternativas mais modernas e menos dolorosas do mercado.

Por que devemos ter os dentes alinhados?

Antes de pensar em colocar um aparelho nos dentes, é preciso entender a importância que isso tem para a sua saúde e bem-estar.

Além das questões estéticas, o alinhamento dos dentes permite que a mordida fique correta, sem sobrecarregar uma parte da arcada dentária ou causar dores e outros problemas. Até a alimentação é beneficiada por esse cuidado, e a pessoa pode viver uma rotina muito mais tranquila.

Quais as alternativas para a solução do problema?

Temos, no mercado atual, 3 tipos de soluções que explicamos abaixo.

Aparelho interligado (fixo)

Os aparelhos interligados, popularmente conhecidos como aparelho fixo, são os mais comuns, encontrados em todos os consultórios dentários espalhados pelo país. Eles são bastante eficientes no tratamento ortodôntico, mas causam muito desconforto e até feridas na parte interna da boca, dependendo da situação.

Facetas de porcelana (lentes de contato)

As facetas de porcelana são como máscaras super finas aplicadas sobre o dente do paciente, tal como acontece com as lentes de contato para os olhos. Trata-se de uma solução basicamente estética, com boa durabilidade, mas que não corrige problemas na mordida, por exemplo.

Alinhadores transparentes

O alinhador transparente é a tecnologia mais moderna do mercado odontológico. O tratamento começa com um escaneamento 3D da boca, passa pelo planejamento das etapas e segue com a confecção das placas exclusivas, em material translúcido que fica praticamente imperceptível.

O paciente já sai da clínica com o conjunto completo de alinhadores e com uma previsão bastante precisa do resultado que será alcançado ao final.

Qual opção causa menos sofrimento?

Entre as 3 alternativas citadas, duas são menos dolorosas. As facetas, por serem apenas aplicadas sobre os dentes, não causa nenhum desconforto no dia a dia. Entretanto, elas não são indicadas para alinhar os dentes, mas sim, trazer uma solução para as questões estéticas do sorriso.

Por outro lado, os alinhadores transparentes conseguem realinhar a arcada dentária sem causar tantas dores quanto as causadas pelo aparelho fixo. Elas fazem o deslocamento dos dentes, portanto existe um desconforto e, algumas vezes, uma sensação de bambeamento, mas nada comparado às feridas e aftas provocadas pelos bráquetes e os fios soltos no fundo da boca.

Como você pôde ver, dá para ter dentes alinhados sem sofrer tanto. Os alinhadores transparentes podem ser a solução que faltava para você conquistar o sorriso dos seus sonhos! Busque por profissionais habilitados e cuide de quem mais importa: você!

O que achou das informações deste artigo, elas foram úteis? Então, nos ajude a espalhar esse conhecimento para mais pessoas. Compartilhe este post em suas redes sociais!

(31) 99175‑3747‬

Faça um orçamento