Tratamento ortodôntico: segredos

Tratamento ortodôntico

Tratamento ortodôntico: segredos

Para conquistar um sorriso bonito e alinhado muitas pessoas precisam utilizar o aparelho ortodôntico. O tratamento ortodôntico visa reposicionar os dentes, deixando cada um em seu lugar e corrigir problemas de mordida, entre outras complicações. No entanto, para que o sucesso do tratamento seja garantido é necessário tomar alguns cuidados.

 

Evitar alimentos duros, passar o fio dental, fazer uma boa escovação, são apenas alguns dos cuidados que você deve ter. Para obter melhores resultados, é essencial que haja um empenho do paciente, e no caso das crianças, os pais devem acompanhar todo o processo.

 

Resíduos de alimentos, acúmulo de placas e cáries são problemas que comprometem o andamento do tratamento fazendo com que ele se prolongue por muito tempo. E para que o seu tratamento seja bem sucedido, este artigo irá abordar alguns cuidados que você não pode abrir mão.

 

Higiene bucal durante o Tratamento ortodôntico e depois

 

Muitas são as peças do aparelho. Isso pode dificultar um pouco a higienização dos dentes, no entanto, é necessário que todas as peças estejam muito limpas para evitar problemas de saúde bucal. O ideal é que o paciente tenha uma escova específica para o aparelho como a escova ortodôntica e a interdental. Elas facilitam para que você consiga limpar bem os bráquetes, ao redor deles e entre os fios. É também importante utilizar o fio dental com a ajuda do passa fio.

 

Enxaguante bucal durante o Tratamento ortodôntico

 

Se você deseja manter o hálito fresco, o enxaguante bucal pode ser um aliado. No entanto, é necessário que você escolha um sem álcool e com flúor. Não é recomendado exagerar no produto. Você pode usar como medida a tampa do próprio produto que tem uma marcação de até onde você pode enchê-la. Além disso, é necessário consultar o dentista antes de começar o uso.

 

Cuidado com as cáries

 

Manter uma boa higiene é ideal para conseguir evitar as cáries e assim, não ocorrer atrasos no seu tratamento. Mas, também é importante fazer a visita de prevenção regularmente durante o seu tratamento ortodôntico para fazer a limpeza periódica dos dentes. Lembrando que as cáries podem comprometer o seu tratamento, por isso, é importante ficar atento para que elas não se desenvolvam.

 

Fazer a manutenção regularmente

 

Nas manutenções mensais além de avaliarmos o progresso do tratamento, são feitos ajustes nos fios para que o tratamento possa evoluir conforme o planejamento. Além disso, elas são importantes para verificar se a saúde bucal do paciente está em dia e fazer com que o tratamento evolua mais rápido. Por isso, a ausência nelas pode comprometer o seu tratamento.

 

Se você deseja alinhar o seu sorriso e recuperar a sua autoestima, agende agora mesmo a sua avaliação. Estamos esperando por você.

 

 

×