Manutenção ortodôntica: troca de borrachinhas

Manutenção ortodôntica

Manutenção ortodôntica: troca de borrachinhas

Mensalmente os pacientes que usam aparelho devem fazer a consulta de manutenção ortodôntica. Nessas consultas sempre é feita a troca de borrachinhas. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, essas consultas não são apenas para escolher uma nova cor de borrachinha. E é sobre isso que vamos tratar neste artigo.

Para que o tratamento ortodôntico ofereça os resultados desejados é necessário adotar diversos cuidados. E um desses cuidados é a frequência às consultas de manutenção. No entanto, muitos pacientes não dão a devida atenção a essa consulta, pensando que a finalidade delas é apenas realizar a troca da cor das borrachinhas.

Qual a importância da troca de borrachinhas na manutenção ortodôntica?

Assim como cada uma das peças do aparelho ortodôntico, as borrachinhas também realizam uma função no tratamento. Além de envolver os braquetes, elas têm a função de prender o arco do aparelho nas peças, favorecendo a movimentação dos dentes. E quando a troca delas não é realizada, o tratamento ortodôntico pode ser comprometido.

As consultas de manutenção tem como finalidade aumentar a força do aparelho para a movimentação dos dentes, além de fazer os ajustes das peças. E a troca das borrachinhas ocorrem porque, com o decorrer do tempo, elas perdem a elasticidade.

Quando deve ocorrer a troca?

O tempo para realizar a troca das borrachinhas será indicado pelo profissional responsável pelo tratamento. No entanto, normalmente ela ocorre mensalmente. Dessa forma, o paciente deve ir ao consultório odontológico mensalmente e fazer a troca. É importante dizer também, que nem todas as borrachinhas são iguais. Com o tempo de tratamento, o tipo delas pode ser alterado de acordo com o que é necessário ao tratamento.

O que ocorre caso você se ausente às consultas

Ao contrário do que muitos acreditam, não realizar a troca das borrachinhas pode interferir no tempo de tratamento. Isso porque, as borrachinhas perdem a força não realizando a pressão necessária para a movimentação dos dentes. Isso faz com que o tratamento se atrase, fazendo com que o paciente fique em tratamento por mais tempo.

É importante ainda dizer que as consultas de manutenção também tem como finalidade avaliar se as peças estão posicionadas de forma correta, e ajustar ou trocar os fios.

Agende sua consulta!

×