Mastigação incorreta: problemas

mastigação incorreta

Mastigação incorreta: problemas

Um dos principais motivos pelos os quais as pessoas buscam o tratamento ortodôntico é o alinhamento inadequado dos dentes. No entanto, os aparelhos ortodônticos também solucionam problemas de mordida e mastigação incorreta. Os problemas de mordida além de afetar à saúde bucal pode trazer prejuízos para toda a saúde do corpo.

 

Ainda que seja pouco observado pelas pessoas, os problemas de mordida devem ser tratado, pois para manter o bom funcionamento do corpo, é necessário que a mastigação ocorra de forma correta. E para esclarecer melhor sobre o assunto, é sobre isso o que vamos tratar neste artigo.

 

O que é a mastigação incorreta?

 

O ideal é que a mastigação ocorra de forma alternada entre os lados, no entanto, muitas pessoas costumam mastigar com apenas um lado da boca. Além disso, a pressa na hora da alimentação que ocasiona na mastigação rápida, é um problema muito sério, que também se caracteriza na mastigação incorreta. O que deve ser feito é uma mastigação que triture bem todos os alimentos, para que eles cheguem bem triturados ao sistema digestivo.

 

Um ponto importante que deve ser esclarecido é que cada dente desempenha um papel na mastigação, sendo que os incisivos cortam os alimentos e os molares os trituram. E quando eles estão desalinhados podem causam danos à mastigação, o que pode ser solucionado com o uso do aparelho ortodôntico.

 

Quais os prejuízos que a mastigação incorreta pode provocar?

 

A mastigação incorreta podem trazer diversos prejuízos à saúde do paciente, inclusive à estética facial. Entre os principais problemas que ela pode provocar se encontram:

 

Refluxo

 

O trabalho de digestão não se inicia quando os alimentos chegam ao intestino, mas sim a partir da mastigação. Quando os alimentos não são corretamente triturados a pessoa pode sofrer com o refluxo ou azia.

 

Aumento do peso

 

A pessoa que não consegue triturar corretamente os alimentos não consegue se sentir saciadas. Dessa forma, o cérebro interpreta que é preciso consumir mais alimentos para que ela se satisfaça. Isso provoca o aumento do peso já que o consumo de alimentos é maior.

 

Assimetria do rosto

 

A mastigação incorreta também prejudica a estética facial, já que a mastigação unilateral pode fazer com que o rosto fique assimétrico. Isso ocorre porque o osso da mandíbula é estimulado a se desenvolver de forma desproporcional.

 

Como podemos solucionar os problemas de mordida?

 

Para solucionar os problemas de mordida é necessário fazer uma avaliação. Pois, as soluções serão propostas de acordo com os motivos que levaram à mordida incorreta. Um desses motivos é o desalinho dos dentes, no caso o tratamento indicado é o uso do aparelho ortodôntico.

 

Se você deseja fazer a sua avaliação, entre em contato conosco. Estamos prontos para te propor os tratamentos mais modernos e adequados ao seu caso.

Compartilhar:
×