Protocolo sobre implante saiba o que é e quais são as vantagens desse tipo de prótese

Protocolo sobre implante saiba o que é e quais são as vantagens desse tipo de prótese

Você já ouviu falar sobre a prótese protocolo sobre implante? A perda dos dentes é um problema que atinge muitas pessoas, principalmente com o avançar da idade. O uso de próteses, como a conhecida “dentadura”, ajuda a suprir a falta dos dentes, mas causa desconforto e acaba limitando o cotidiano dos pacientes.

A odontologia oferece uma solução de prótese fixa que une a segurança dos métodos de implante à funcionalidade das próteses dentárias. Saiba mais a respeito do protocolo sobre implante neste artigo e quais são as vantagens que ele proporciona a quem enfrenta a perda dentária.

O que é a prótese protocolo sobre implante?

A prótese protocolo sobre implante é uma solução que tem finalidades funcionais e estéticas relacionadas à perda da dentição. De uma forma simplista, ela visa fixar a prótese dentária (similar a uma dentadura) à estrutura óssea do paciente por meio de implantes.

Elas podem ser feitas de diferentes tipos de materiais, conforme as necessidades e características de cada caso. A quantidade de implantes também pode variar, mas em geral são feitos cerca de 4 implantes na arcada inferior e de 6 a 8 na superior.

Assim como acontece com os implantes realizados em dentes específicos, nos quais a coroa é colocada sobre o pino, no protocolo sobre implante a prótese inteira é fixada nesses pontos, de forma distribuída e planejada.

Quais são as vantagens desse tipo de prótese?

Como você já deve estar imaginando, o protocolo sobre implante é um procedimento mais caro do que as próteses comuns, removíveis. Então, é importante conhecer as vantagens de optar por esse caminho para compreender a importância de tomar essa decisão. Confira abaixo.

Mais conforto para o paciente

As próteses fixas são mais confortáveis para os pacientes pois não ficam se deslocando e causando feridas na gengiva. Além disso, elas ajudam a evitar a perda óssea que, para quem usa “dentadura”, faz com que ela perca a qualidade do encaixe e seja mais difícil de ser mantida na posição correta.

Mais qualidade de vida

O uso de próteses removíveis envolve uma série de restrições aos pacientes. Eles precisam evitar certos tipos de alimentos, que podem danificar ou mesmo desprendê-la da gengiva, causando situações delicadas. Muitas pessoas deixam de sorrir ou passam a se conter, por medo das próteses se soltarem. Com o protocolo sobre implante, não existe essa preocupação, já que a prótese está fixada por implantes.

Estética mais natural

A parte estética da prótese sobre implante é bem mais natural, permitindo um sorriso bonito ao paciente. Essa questão é muito importante pois atua diretamente na autoestima da pessoa, que passa a sorrir mais e estar mais satisfeita com sua aparência.

Prótese mais resistente

Tanto o tipo de material quanto o fato da prótese se manter fixa na boca do paciente ajudam a garantir uma resistência maior. Isso interfere não apenas na durabilidade, como também na usabilidade e qualidade de vida do paciente. Ele pode ter uma rotina muito mais tranquila, incluindo os alimentos que mais gosta, sem medo de passar por uma situação vexatória.

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens do protocolo sobre implante, o próximo passo é encontrar um profissional especializado para orientar o tratamento ideal para o seu caso. Lembre-se de fazer uma avaliação cautelosa para encontrar um dentista de confiança. Com a saúde bucal não se brinca!

Gostou de conhecer esse procedimento? Que tal ajudar mais pessoas a conhecê-lo também? Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares em suas redes sociais!

Compartilhar:
×