Implante dentário e prótese móvel

Implante dentário

Implante dentário e prótese móvel

Atualmente existe uma grande preocupação com a estética bucal, e por isso, muitos estão recorrendo a reabilitação oral. A reabilitação oral é uma série de procedimento clínicos e protéticos, que tem como objetivo recuperar a saúde e estética bucal de cada paciente. Portanto, entre os diversos procedimentos, encontram-se as próteses móveis e o implante dentário, mas você sabe a diferença entre elas? Nós iremos explicar neste artigo.

Infelizmente, a falta de um ou mais dentes compromete o sorriso, a fala e a alimentação das pessoas. No entanto, com o avanço da ortodontia, hoje é possível fazer a reabilitação oral desses pacientes por meio de próteses. Existem dois tipos de próteses, sendo elas as fixas e as móveis. Elas tem como objetivo fazer a substituição dos dentes perdidos recuperando as funções bucais.

Mas o que é prótese móvel?

As próteses móveis podem ser inferiores e superiores. Elas podem ser removidas quando o paciente quiser, e a higiene delas é feita fora da boca. No entanto, umas das principais preocupações com relação a elas é que não existe um estímulo dos ossos, que podem ser reabsorvidos pelo organismos. Existem diversos modelos da prótese móvel, sendo as principais:

Prótese total – também são conhecidas como dentaduras, geralmente elas são produzidas em resina;

PPR (Prótese parcial removível) – normalmente são feitas de uma estrutura de resina acrílica sobre liga metálica;

PPRFlex – são feitas com poliamida ou silicone. Não precisa de grampos e metais e pode ser injetáveis.

A prótese móvel apresenta algumas desvantagens, como ter que ser feito o desgaste de outros dentes que podem estar saudáveis, não é possível usar o fio dental, o dente substituído não é integrado ao osso, e não oferece a segurança que o paciente precisa.

O que é o implante dentário?

Já o implante, como o próprio nome já diz se trata de implantar uma estrutura no organismo. No caso, do implante dentário, será implementada de forma cirúrgica uma estrutura de titânio no osso. Esse material não é rejeitado pelo o organismo, e por meio dele é feita a substituição da raiz do dente perdido.

Quais as vantagens do implante?

Já o implante oferece diversas vantagens, sendo a principal delas o fato dele ser fixado no osso. Isso garante maior segurança ao paciente para socializar e se alimentar. A durabilidade do implante é maior, quando o paciente segue as recomendações do profissional, ele pode durar por toda a vida. Além disso, ele preserva o osso, oferece resultados naturais e melhora a mastigação e a fala, além do tempo, eles também podem ser rapidamente confeccionados e colocados.

Se você deseja fazer a sua reabilitação oral, entre em contato conosco e agende agora mesmo o seu atendimento.

×