Ortodontia: o que é?

Ortodontia

Ortodontia: o que é?

Se você vai frequentemente ao dentista, certamente você já ouviu falar da ortodontia. Mas você sabe o que ela é e quais problemas ela trata? Portanto, este artigo irá trazer as principais informações para você compreender melhor a especialidade.

 

Se você sofre com o posicionamento dos dentes ou conhece alguém que tem o problema, você certamente já deve ter ouvido falar em ortodontia. Ela tem como objetivo principal corrigir o posicionamento dos dentes e também os ossos maxilares que estão com posicionamento incorreto. Além dos ganhos estéticos que a especialidade pode proporcionar, ela também ajuda na saúde bucal, já que os dentes com encaixe incorreto são mais difíceis de higienizar.

 

Além das questões de higiene, a falta de tratamento do alinhamento dos dentes pode causar também dores de cabeça, dores na região do pescoço, ombros, e além disso, síndrome da ATM por causa do estresse dos músculos da mastigação.

 

Ortodontia: como saber se preciso de um tratamento ortodôntico?

 

Muitos pensam que são apenas as pessoas que estão com os dentes visivelmente fora do lugar que precisam de tratamento ortodôntico. No entanto, apenas um profissional especializado no assunto pode dizer se o paciente precisa ou não de tratamento. Isso porque, existem problemas que vão além da questão estética. Portanto, os casos que necessitam de tratamento ortodôntico são:

 

Mordida cruzada

 

Acontece quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

 

Mordida cruzada anterior

 

Este problema é quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou quando a arcada superior se posiciona muito atrás.

 

Mordida aberta

 

Neste problema existe um espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores ou também laterais quando os dentes posteriores se juntam.

 

Sobremordida

 

A característica do problema é o excesso vertical da região anterior da maxila ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Na sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, causando problemas mastigatórios e estéticos.

 

Diastema

O diastema é aquele famoso espaço entre os dentes. Ele pode ser causado pela a falta de dentes ou quando eles não preenchem a boca.

 

Apinhamento

 

Normalmente acontece quando existem dentes demais e pouco espaço para acomodá-los na boca.

 

Desvio de linha mediana

 

Acontece quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

 

Quais as vantagens do tratamento ortodôntico

 

O tratamento ortodôntico oferece diversos benefícios ao paciente. Entre eles se encontram o alinhamento perfeito do sorriso, facilidade para higienização bucal, prevenção de dores de cabeça e além disso, melhora na autoestima. Por isso, também é recomendado que o paciente realize o tratamento ortodôntico logo quando for então diagnosticada a necessidade dele.

 

Se você sofre com algum problema ortodôntico e deseja fazer a sua avaliação, entre em contato conosco agora mesmo.

Compartilhar:
×