Clareamento dental: dúvidas

Clareamento dental

Clareamento dental: dúvidas

Sem dúvidas o clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais comentados. Isso porque, ele ajuda a recuperar o branco e o brilho do sorriso, eliminando o amarelado e as manchas dos dentes. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o procedimento, e para saná-las preparamos este artigo.

Água oxigenada é recomendada como clareamento dental?

Um dos grandes problemas dos tratamentos estéticos ortodônticos é que na internet existem diversas informações falsas sobre eles. Diversos são os pacientes que recorrem às fórmulas caseiras, e a água oxigenada é uma delas.

A água oxigenada de forma alguma pode ser usado como método para clarear os dentes, isso porque o contato direto e constante dela com os tecidos moles pode causar lesões e até mesmo levar a um tumor.

Não é recomendado usar o bicarbonato de sódio para fazer clareamento dental

Certamente você já ouviu a recomendação de usar o bicarbonato de sódio para clarear os dentes. No entanto, além de não conseguir proporcionar um sorriso mais branco, o bicarbonato é abrasivo o que pode causar o desgaste do esmalte natural dos dentes. Com o tempo o paciente que usa o bicarbonato pode sentir maior sensibilidade e dor de forma irreversível.

A cúrcuma também não apresenta ação clareadora

Outro ingrediente que está sendo buscado por aqueles que querem clarear os dentes é a cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra. Porém, é importante dizer que não existem comprovações cientificas para comprovar a eficácia do ingrediente. Além disso, por ser uma substância ácida, assim como o bicarbonato, ela pode comprometer a estrutura dentária.

O carvão ativado também não é eficaz para clarear os dentes

Outro produto que ganhou fama principalmente nas redes sociais é o carvão ativado. Porém, assim como as outras fórmulas caseiras ele não tem nenhuma eficácia comprovada. O produto é uma forma de carbono puro de grande porosidade, altamente abrasiva, que ao entrar em contato com os dentes desgasta o esmalte.

É possível que no primeiro momento, você tenha a impressão de que o produto realmente clareou os dentes. Porém, com o passar do tempo o desgaste do esmalte pode provocar sensibilidade, manchas nas restaurações em resina e dor.

Qual a melhor opção para clarear os dentes?

Para recuperar o branco e o brilho do sorriso de forma segura é essencial o acompanhamento de um dentista. Apenas o dentista pode avaliar qual o melhor clareamento para o seu caso, e indicar uma forma segura de realizar o procedimento.

Agende seu horário!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

×