Perda dentária: quando devo fazer o implante

Perda dentária

Perda dentária: quando devo fazer o implante

A perda dentária é um fator que contribui para diversos problemas de autoestima e de saúde bucal. Com isso, é natural que a pessoa que passou por ela deseje substituir o dente perdido imediatamente. Mas em quanto tempo é possível fazer o implante dentário após a perda dentária? É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Devo fazer o implante dentário sempre que houver perda dentária?

Muitos acreditam que fazer o implante dentário é uma questão apenas de estética, no entanto, ele é essencial para manter a saúde bucal do paciente. Cada dente desempenha um papel em nossa boca, dessa forma, a substituição dos dentes perdidos é essencial para manter uma boa mastigação. A falta de um dente pode prejudicar todo o sistema estomatognático, comprometendo a função bucal e estética.

Qual o procedimento fazer após a perda dentária?

Quando um dente cai é essencial que o paciente aja com calma e agilidade. O primeiro passo é guardar o dente em um local úmido, podendo ser no soro, saliva ou leite. Lave o dente cuidadosamente, não encostando na raiz. Após realizar esses cuidados, vá ao dentista imediatamente. Assim, as chances de realizar o implante e dar certo são maiores. Caso o implante do próprio dente não seja possível, o dentista pode substitui-lo por uma prótese.

Quanto tempo pode levar para fazer o implante

O tempo para realizar o implante irá variar com o caso de cada paciente, sendo necessário fazer uma avaliação prévia da saúde bucal e geral do paciente. Alguns aspectos como os ossos em que o implante será  realizado também deve ser avaliado. Visto que em muitos casos é necessário fazer um enxerto ósseo.

Durante todo o processo os cuidados de higiene devem permanecer

Tanto antes quanto após o implante dentário é essencial manter os cuidados de higiene bucal. Dessa forma, o paciente deve continuar usando o fio dental, creme dental e uma escova de dentes macia. Além disso, é recomendado que o paciente visite ao dentista pelo menos a cada seis meses para avaliar o implante e os demais dentes, verificando a necessidade de algum tratamento.

Caso você tenha sofrido uma perda dentária e deseje recuperar a sua saúde bucal e a estética, venha fazer o seu implante dentário. Entre em contato e agende agora a sua avaliação.

×