Tratamento Ortodôntico: manutenção em outro ortodontista

Tratamento Ortodôntico

Tratamento Ortodôntico: manutenção em outro ortodontista

O tratamento ortodôntico é feito com objetivo de melhorar a estética e as funções bucais do paciente. No entanto, para que o tratamento seja bem-sucedido é necessário manter a frequência recomendada pelo profissional nas consultas de manutenção. Mas muitos pacientes ficam na dúvida se podem fazer a manutenção em outro ortodontista, e é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

Posso fazer manutenção com outros dentistas?

Às vezes por uma necessidade de se ausentar da consulta, e a falta de horários disponíveis, o paciente se pergunta se é possível fazer uma das visitas de manutenção em outro profissional. No entanto, isso não é recomendado, visto que apenas o seu ortodontista tem o conhecimento completo do seu histórico, além de toda a sua documentação estar com ele.

Claro que toda regra tem a sua exceção. Às vezes por uma mudança de endereço tanto do ortodontista, quanto do paciente, é necessário trocar de profissional. Então, nesses casos, é possível sim dar continuidade ao tratamento com outro ortodontista.

Meu tratamento ortodôntico  pode ser prejudicado?

A mudança constante de profissional sem uma justificativa pode prejudicar o seu tratamento. No entanto, quando essa mudança é realmente necessária, o paciente deve solicitar a transferência da documentação, para que o profissional avalie todo o seu histórico. O ortodontista irá fazer uma documentação explicando todo o seu caso para deixar o novo profissional ciente. Com as novas informações, o ortodontista poderá dar continuidade ao tratamento sem que ocorram prejuízos.

Existem outros casos em que devo mudar de ortodontista?

Claro que não é apenas a mudança de endereço que pode fazer com que o paciente deseje mudar de profissional. Existem alguns casos em que essa mudança é essencial para o sucesso do seu tratamento. Esses casos são:

 O ortodontista não te inspira confiança;

O ambiente não possui um bom aspecto;

O ortodontista ignora os seus históricos de saúde;

 Você está há muito tempo em tratamento e ele não evolui.

Vale lembrar que o comprometimento do paciente também é essencial para a evolução do tratamento. O tempo de tratamento ocorre de acordo com as especificidades de cada caso. Por isso, antes de trocar de profissional, em casos que não sejam de mudança de endereço, converse com o seu ortodontista antes para compreender melhor o seu caso.

Se você iniciou o seu tratamento ortodôntico e mudou de cidade, ou se você deseja iniciar o alinhamento do seu sorriso, entre em contato conosco. Temos as melhores tecnologias para cuidar do seu sorriso.

×