Tratamento Ortodôntico: remodelação óssea

Tratamento ortodôntico

Tratamento Ortodôntico: remodelação óssea

Por meio do Tratamento Ortodôntico  é possível fazer a remodelação óssea. Mas você sabe o que isso significa? Neste artigo, iremos abordar o assunto para que você compreenda melhor.

Remodelação óssea e o Tratamento Ortodôntico

A remodelação óssea se dá por meio da estrutura do corpo humano, o esqueleto é remodelado durante toda a vida por um modelo bem coordenado de dois tipos de células: os osteoclastos e os osteoblastos. Essas células formam o tecido ósseo, mas cada uma tem funções específicas.

Os osteoclastos são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea, localizada na superfície do osso. Elas fazem com que o osso velho se reabsorva, enquanto os osteoblastos são responsáveis pelo posicionamento de um novo osso nas áreas reabsorvidas. Todo esse modelo opera em ciclos, de forma que todo o esqueleto é constantemente restaurado enquanto a integridade estrutural não é afetada.

O ciclo de remodelação óssea é concordado pelos osteoblastos e consiste em uma série profunda de eventos celulares e moleculares propriamente ligadas a hormônios, citocinas e fatores de crescimento. O uso de aparelhos ortodônticos é um exemplo de remodelação dos ossos, neste caso, resultando na remodelação da arcada dentária.

Os aparelhos operam ações diferentes daquelas a que os dentes estão naturalmente submetidos. Nas condições em que há pressão, ocorre a reabsorção óssea, ao mesmo tempo em que no lado contrário, há deposição de matriz. Logo, os dentes movem-se pelos ossos da arcada dentária e passam a fixar na posição esperada.

Como é feita a remodelação com o aparelho ortodôntico

Aproveitando-se deste modelo bem sintonizado, a ortodontia e a ortopedia facial conseguem conduzir dentes e adaptar arcos dentários através do tratamento ortodôntico. Por meio da manipulação, e aplicação de cargas mecânicas no tratamento ortodôntico, é viável gerar mudanças nesse modelo, prevendo, assim, sua resposta biológica e conquistando o efeito terapêutico desejado.

Os dentes se movimentam durante o tratamento ortodôntico devido ao fato do osso alveolar, isso é, o osso onde estão inseridos os dentes, pode se remodelar.

Os fios e os braquetes fazem uma força nos dentes. Essa força é transferida aos tecidos periodontais (fibras e tecidos de suporte que se encontram entre as raízes dos dentes e o osso). Essas células respondem através de uma série de ativações a nível molecular, gerando a remodelação óssea e resultando na movimentação dentária, planejada no tratamento ortodôntico.

Por isso, é muito importante entender os níveis de forças aplicados, o processo de reorganização celular e a remodelação da estrutura óssea e periodontal ao redor dos dentes, a fim de alcançar o movimento dentário desejado e planejado durante o tratamento ortodôntico.

Se você deseja alinhar o seu sorriso e recuperar a sua autoestima, agende agora mesmo a sua avaliação. Estamos esperando por você.

×