Clareamento dental: principais tipos

Clareamento dental

Clareamento dental: principais tipos

O clareamento dental é a opção mais segura e eficiente de reconquistar o brilho e o branco do sorriso. Mas você sabia que existem diversos tipos de clareamento? Neste artigo iremos falar um pouco sobre alguns dos principais e quais as diferenças entre eles.

O clareamento dental é feito por meio de agentes clareadores que entram em contato com os dentes e ao reagirem quebram os pigmentos em partículas menores para deixar os dentes mais brancos e brilhantes. Esses pigmentos, são as manchas amarelas que podem surgir nos dentes por causa dos hábitos de higiene, alimentação, e por causa do envelhecimento.

Mas quais são os tipos de clareamento dental?

Devido ao avanço tecnológico da odontologia, existe atualmente diversos tipos de clareamento dental. No entanto, para que ele seja feito é fundamental o acompanhamento de um profissional para que tudo seja feito com segurança e sem comprometer a saúde bucal do paciente. Os três principais tipos são:

Clareamento dental caseiro

Para a realização do clareamento dental caseiro, é feita uma moldeira para o paciente. Essa moldeira é feita de silicone e o paciente deve usá-la diariamente com um gel clareador. O uso dela deve ser feito conforme a orientação profissional. O tempo para obter os resultados desejado depende da complexidade do caso de cada paciente. Mesmo que sendo feito em casa, todo o processo deve ser acompanhado pelo dentista.

Clareamento a laser

Essa forma de clareamento é feita exclusivamente no consultório odontológico pelo dentista. Para isso, é aplicado ao dente um gel com alta concentração de agentes clareadores, e depois aplica-se o laser sob os dentes para que o gel entre em ação. Essa forma de clareamento é muito rápida e pode oferecer resultados logo na primeira sessão.

Clareamento com luz ultravioleta

O clareamento com luz ultravioleta é muito semelhante ao feito com laser, no entanto, é aplicada a luz ultravioleta que intensifica a ação do gel. Esse clareamento também é feito em consultório odontológico, e assim como o clareamento a laser, ele oferece resultados já na primeira consulta.

O clareamento ideal para cada caso deve ser indicado pelo odontologista, e irá depender da complexidade do caso e de como está a saúde dos dentes. É importante ressaltar que existem situações em que não se é recomendado o clareamento dental, como em gestantes e pacientes com cáries.

Quais cuidados devo ter após o clareamento?

Após fazer o clareamento dental, é preciso tomar alguns cuidados para que os resultados do clareamento sejam prolongados. Alguns desses cuidados são relacionados à alimentação. É necessário que o paciente se atente para não consumir nos primeiros dias frutas cítricas, pois elas podem causar algum desconforto. Além disso, é necessário tomar cuidado para não consumir bebidas e alimentos com grande pigmentação, pois eles podem causar manchas nos dentes. Recomendamos que os pacientes evitem consumir:

Chá preto;

Chá verde;

Refrigerantes;

Café;

Vinhos;

Tomate;

Cenoura.

Pois esses são os produtos que tem grande concentração de pigmentos e podem causar manchas. Quanto a higienização o recomendado é evitar pastas de dentes que contenham corantes e o enxaguante bucal colorido.

Se você deseja obter um sorriso mais bonito e brilhante, entre em contato conosco e agende o seu clareamento dental.

 

×